Qualidade de vida: avaliação de dependentes químicos em processo de reabilitação

José Carlos da Silva Lopes, Mayara Nakíria Tavares da Rocha, David dos Santos Calheiros, Tereza Angélica Lopes de Assis

Resumo


OBJETIVO: Investigar a qualidade de vida de dependentes químicos em processo de reabilitação.

MÉTODOS: Realizou-se um estudo quantitativo descritivo, de corte transversal, com uma população de dependentes químicos. Participaram da pesquisa 50 homens. Utilizou-se como critério para comprovar a relação de dependência química a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde CID-10. Os dados referentes à qualidade de vida (QV) foram coletados a partir da aplicação do Questionário WHOQOL-Bref, os dados sociodemográficos foram alcançados por meio de um roteiro de entrevista semidirigida e os dados relativos aos aspectos socioeconômicos emergiram com base no Critério de Classificação Econômica Brasil. Para avaliar esses dados foi utilizada a análise estatística descritiva. Para realizar a análise estatística, as informações coletadas foram transferidas a um banco de dados previamente criado e, a seguir, realizou-se uma avaliação percentual e estatística para apurar os resultados. A etapa seguinte foi a análise descritiva, com a apresentação das medidas de tendência central e dispersão para as variáveis contínuas e número e percentual das variáveis categoriais.

RESULTADOS: A média de idade da amostra foi de 29,6 anos (dp=9,0) pertencente, em sua maioria, à classe socioeconômica baixa (Classes C, D e E). Na avaliação da QV o domínio Psicológico apresentou o maior escore médio, seguido pelos domínios Físico, Relações Sociais e Meio Ambiente. Observou-se que os toxicômanos da classe social baixa apresentaram menores escores de QV, tendo sido o domínio Psicológico mais afetado.

CONCLUSÕES: Os drogaditos apresentaram padrões de QV geral positiva, porém, quando comparasse o aspecto socioeconômico verificou-se que a classe baixa está relacionada a menores valores indicativos de QV.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v6n4.2781

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr