Percepção e nível de qualidade de vida entre pré-escolares

Angélica Patricia Pereira, Daniel Rogério Petreça

Resumo


OBJETIVO: Analisar a qualidade de vida de pré-escolares de uma escola pública do Município de Piên – PR identificando os níveis de percepção individual e coletiva.

MÉTODOS: O estudo caracteriza-se de natureza observacional, quantitativo, pelo procedimento de levantamento (Survey). A amostra foi composta por 50 pré-escolares com média de idade de 5,6 (DP=0,3) anos. Para mensuração da qualidade de vida foi utilizado o questionário Autoquestionnaire Qualité de Vie Enfant Imagé (AUQEI). Os dados foram armazenados no programa Microsoft Office Excel, versão 2010, e tratados no Programa Estatístico SPSS 20.0 por meio de estatística descritiva, indutiva e de frequência.

RESULTADOS: Verificou-se que a percepção de qualidade de vida dos pré-escolares foi satisfatória (58,5%). Ao comparar meninos e meninas percebe-se que os meninos apresentaram um escore satisfatório maior (65,0% contra 47,6% das meninas). Foi possível verificar que os domínios mais relevantes para a qualidade de vida referem-se ao lazer e à família.

CONCLUSÕES: A qualidade de vida dos pré-escolares envolvidos no estudo apresenta-se satisfatória.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v7n2.2724

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr