Qualidade de vida dos estudantes de enfermagem em uma universidade pública do Piauí
Resumo
OBJETIVO: Analisar a qualidade de vida de estudantes de enfermagem em uma universidade pública de Floriano, Piauí.
MÉTODOS: Estudo analítico, transversal e quantitativo, realizado no município de Floriano, Piauí, em uma universidade pública. A amostra foi composta por 65 estudantes de Enfermagem. Os dados foram coletados por meio de um questionário online, contendo um roteiro sociodemográfico, questões de saúde e a versão abreviada do WHOQOL-BREF. As análises estatísticas foram realizadas no software Stata, versão 13.0 para Windows. Na análise univariada, utilizou-se estatística descritiva. Para verificar a aderência dos escores do WHOQOL-BREF à distribuição normal, aplicou-se o teste de Shapiro-Wilk. A associação entre as variáveis explicativas e os domínios do escore de qualidade de vida (QV) foi analisada pelo teste t de Student. Em todas as análises, adotou-se nível de significância de 5%.
RESULTADOS: Observou-se que a qualidade de vida dos estudantes universitários foi considerada relativamente boa, com escore total de 60,8. Os domínios com escores mais baixos foram o psicológico (57,0) e o meio ambiente (53,7). Já os domínios físico (64,1) e relações sociais (68,2) apresentaram escores mais elevados.
CONCLUSÕES: A qualidade de vida dos estudantes de Enfermagem apresentou maior comprometimento nos domínios psicológico e do meio ambiente, embora o escore geral tenha sido positivo. Estudantes com idade entre 18 e 23 anos, satisfeitos com o curso e com autoavaliação positiva de saúde demonstraram melhores níveis de qualidade de vida em comparação aos demais.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbqv.v17n0.20512
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 CC-BY

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.