Avaliação da qualidade de vida e do consumo alimentar de funcionários de uma empresa de fornecimento de energia elétrica
Resumo
OBJETIVO: Avaliar a relação dos hábitos alimentares com a qualidade de vida de trabalhadores de uma empresa de fornecimento de energia.
MÉTODOS: Para desenvolvimento da pesquisa foram avaliados os itens qualidade de vida (através do WHOQOL-Bref) e consumo alimentar (por meio do Questionário de Frequência Alimentar - QFA), em 50 trabalhadores de numa empresa de fornecimento de energia, localizada na cidade de Ponta Grossa, no estado do Paraná – Brasil.
RESULTADOS: A população envolvida na pesquisa, na sua maioria, relatou possuir uma boa qualidade de vida, porém os resultados obtidos indicaram prevalência de dieta que necessita de modificações. Grupos alimentares como frutas e leguminosas são ingeridos com pouca frequência, enquanto que grupos de bebidas açucaradas e gorduras são consumidos além do preconizado.
CONCLUSÕES: Não sendo observada relação entre percepção de qualidade de vida e hábito alimentar, torna-se importante a necessidade de se incluírem nos programas de promoção da qualidade de vida dos trabalhadores temas relacionados a hábitos alimentares saudáveis.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbqv.v7n1.2038
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.