Qualidade de Vida no Trabalho (QVT): uma análise em professores do Ensino Médio e Superior do Brasil

Anderson Catapan, Barbara Luzia Sartor Bonfim, Laurindo Panucci-Filho, Edilson Gomes de Oliveira, Eric William Vila, Erica Bruna dos Reis

Resumo


OBJETIVO: Analisar a percepção do nível de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) dos profissionais docentes do ensino médio e superior que atuam no Brasil.

MÉTODO: Foram aplicados 217 questionários em docentes brasileiros e, como mecanismo para coleta de dados, foi utilizado a ferramenta gratuita de questionário on-line do Googledocs. O questionário utilizado foi o de Petroski (2005). A apresentação dos dados envolveu a utilização da análise de clusters para definição de grupos em relação à percepção da QVT. Então, os resultados foram analisados com base em estatística descritiva.

RESULTADOS: A análise de clusters apresentou dois grupos: o primeiro com menor percepção de QVT e o segundo com maior percepção. No primeiro grupo aparecem professores menos felizes com as condições atuais em que se encontram. Este grupo é composto por89 professores, com média de percepção da QVT de 3,79. No segundo grupo, os respondentes apresentaram características que evidenciam terem alcançado algumas realizações que proporcionam satisfação com o trabalho e que resulta em maior percepção de QVT. Neste grupo encontram-se 128 professores, com média de QVT de 6,98.

CONCLUSÕES: Os resultados demonstraram que os respondentes do primeiro grupo ainda buscam realizar-se profissionalmente em suas vidas e as condições de trabalho não os satisfazem integralmente, condições as quais são alcançadas nos respondentes do segundo grupo, o que demonstra que estes possuem QVT.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S2175-08582014000200007

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr