Avaliação de potenciais interações medicamentosas em idosos hospitalizados em um hospital público de ensino
Resumo
OBJETIVO: Identificar interações medicamentosas em prescrições para pacientes idosos internados na enfermaria de cardiologia de um hospital público de ensino durante o ano de 2018.
MÉTODOS: Foram avaliadas as prescrições medicamentosas de admissão e de alta de 182 pacientes idosos internados em 2018 na enfermaria de cardiologia de um hospital público de ensino. As interações medicamentosas foram analisadas com o suporte dos softwares Micromedex e Medscape, sendo classificadas como contraindicadas, de alto risco, moderado risco ou baixo risco.
RESULTADOS: Foram identificadas 5.388 interações medicamentosas em prescrições de admissão e de alta de 182 pacientes idosos. Destas, 53,26% foram classificadas como interações moderadas, seguidas por 40,94% graves. As classes de medicamentos mais frequentemente envolvidas em interações pertenciam ao sistema cardiovascular, o que era esperado, dado o contexto de uma enfermaria de cardiologia.
CONCLUSÕES: As interações medicamentosas moderadas e graves apresentaram prevalência significativa, trazendo implicações para a prática clínica, especialmente em relação à segurança do paciente. Esses achados reforçam a necessidade de revisão cuidadosa das prescrições por uma equipe multiprofissional, a fim de reduzir os riscos e melhorar os desfechos clínicos em pacientes idosos hospitalizados.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbqv.v16n0.18663
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.