Uso de questionários para avaliação da qualidade de vida em Endometriose
Resumo
OBJETIVO: Identificar quais os questionários utilizados na avaliação da qualidade de vida em mulheres com endometriose.
MÉTODOS: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica no Pubmed e Bireme com os seguintes descritores: endometriosis e quality of life em inglês e português, respectivamente. Foram inclusos apenas artigos intimamente relacionados ao tema deste estudo, com abstract/resumo disponível, publicados em língua inglesa ou portuguesa, em seres humanos e cujos descritores estivessem presentes no título do manuscrito e/ou abstract. Foram excluídos aqueles publicados há mais de 10 anos. De acordo com os critérios de inclusão e exclusão, 29 artigos foram selecionados para leitura.
RESULTADOS: Foram identificados cinco tipos diferentes de questionários genéricos (EuroQOL-5D, Medical Outcomes Study 36 – Item Short Form Health Survey/SF-36, Medical Outcomes Study 12 – Item Short Form Health Survey/SF-12, World Health Organization Quality of Life Assessement-Brief/WHOQOL-bref e 15D) e dois específicos (Endometriosis Health Profile/EHP-30 e Endometriosis Health Profile/EHP-5), que exibem vantagens e desvantagens na aferição da qualidade de vida em pacientes com endometriose. O mais frequente foi o SF-36, em 51,7% (15/29) e 86,2% (25/29) dos estudos empregaram apenas instrumentos genéricos. Apenas quatro estudos empregaram instrumentos específicos para mensurar qualidade de vida em mulheres com endometriose.
CONCLUSÕES: O SF-36 prevaleceu como instrumento padrão na análise da qualidade de vida em pacientes com endometriose. As oito escalas individuais deste questionário avaliam os sintomas físicos, emocionais, sociais, psicológicos e funcionais que são extremamente comprometidos nessa condição ginecológica em função dos sintomas clínicos.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S2175-08582014000200005
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.