Qualidade de vida no trabalho no setor petrolífero: uma comparação entre os colaboradores onshore e offshore
Resumo
OBJETIVO: Comparar a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) de profissionais com atuação onshore e offshore do setor petrolífero.
MÉTODOS: Para a coleta de dados foi utilizada a técnica de amostragem em rede (snowball) por meio de questionário, alcançando 203 respondentes. Pela análise de significância o número é representativo, e pela análise de confiabilidade são suficientemente confiáveis. O modelo utilizado foi o compilado e validado por Freitas e Souza (2009), que contém 46 questões. Os dados foram separados pelos estratos de colaboradores offshore e onshore e um teste de hipóteses foi comandado item a item do questionário.
RESULTADOS: Há diferença estatisticamente significativa nos itens que abordam relacionamento entre funcionários de hierarquias diferentes, grau de independência na realização de tarefas, desempenho da organização, preservação da privacidade, tempo que se passa com a família, itens relacionados com a segurança do trabalho e desempenho de horas extras e trabalho em casa.
CONCLUSÕES: Foram encontradas 11 diferenças significativas em 46 variáveis pesquisadas, dentre as quais se destacam a preservação da privacidade dentro da organização e os trabalhos realizados no domicílio do colaborador.Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S2175-08582014000200006
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.