Correlação da força muscular respiratória com a qualidade de vida e capacidade funcional de idosos institucionalizados

Adriana Dutra Gomes, Jocimar Ferreira Silva, Juliana Aleixo da Silva, Andersom Ricardo Fréz, Cintia Teixeira Rossato Mora, Christiane Riedi Daniel

Resumo


OBJETIVO: Verificar se existe correlação entre força muscular respiratória e qualidade de vida e capacidade funcional de idosos institucionalizados.

MÉTODOS: Foi realizado um estudo transversal com 16 idosos institucionalizados. Para avaliar a qualidade de vida foi aplicada a versão abreviada do questionário WHOQOL e para mensurar a capacidade funcional foram aplicados a Escala de Katz e o teste de caminhada de seis minutos. As forças musculares respiratórias foram avaliadas utilizando um manovacuômetro analógico. A qualidade de vida e a capacidade funcional foram correlacionadas com a força muscular respiratória, utilizando o teste de correlação não paramétrica de Spearman.

RESULTADOS: A amostra estudada apresentava forças musculares respiratórias e distância percorrida no teste de caminhada de seis minutos abaixo das médias preditas para a faixa etária (p<0,0001). Em relação ao grau de dependência/independência, a amostra caracterizou-se como independente. Não foram observadas correlações entre as variáveis analisadas (p>0,05).

CONCLUSÃO: Não foram observadas correlações entre a força muscular inspiratória e expiratória com a capacidade funcional e qualidade de vida em idosos institucionalizados.

 


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S2175-08582014000100005

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr