Professores universitários e a autopercepção de esforço vocal

Inaiê Caroline Brugnolo Rosa, Ana Paula Dassie-Leite

Resumo


OBJETIVO: Investigar a relação entre a atividade docente em sala de aula e a percepção de esforço vocal por parte dos professores, especialmente após períodos de duas horas de aula (aproximadamente 1h40m).

MÉTODOS: O estudo selecionou 32 professores universitários, excluindo aqueles com condições que afetam a voz ou exposição recente a ruídos intensos. Os dados foram coletados antes e após aulas expositivas de 2 horas, usando questionário sociodemográfico e a Escala de Borg CR-10BR para esforço vocal. Análises foram feitas no software STATISTICA 7.0®.

RESULTADOS: A amostra consistiu de 32 professores universitários, com idades variando de 33 a 63 anos e uma mediana de 47 anos. Os resultados indicaram um aumento estatisticamente significativo na autopercepção de esforço vocal após duas horas de atividade docente, conforme evidenciado pelos escores da Escala de Borg CR-10BR.

CONCLUSÕES: Há aumento na autopercepção de esforço vocal entre professores, tanto no grupo feminino quanto no masculino e na população geral. Esse aumento nos sintomas pode ser atribuído a fatores relacionados ao ruído ambiental, entre outras possíveis causas.


Palavras-chave


Voz; saúde do trabalhador; esforço vocal.

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DOI: 10.3895/rbqv.v16n0.18061

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