Impacto da suplementação imunomoduladora em pacientes oncológicos adultos submetidos a cirurgia de trato gastrointestinal: uma revisão de literatura
Resumo
OBJETIVO: Analisar os impactos da suplementação imunomoduladora em pacientes oncológicos eleitos à cirurgia do trato gastrointestinal por meio de uma revisão da literatura.
MÉTODOS: Revisão de literatura, utilizando a base de dados PUBMED e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com descritores: nutritional therapy, immunomodulation, surgery, gastrointestinal neoplasms. A pergunta de pesquisa foi: o que as publicações existentes apontam sobre os efeitos da suplementação imunomoduladora nos pacientes oncológicos eleitos à cirurgia do trato gastrointestinal? Foram incluídos: artigos originais em inglês, português ou espanhol, publicados nos últimos cinco anos e com seres humanos. Foram excluídos: artigos de revisão e metanálises. Os estudos selecionados conforme os critérios definidos, foram lidos na íntegra e extraídos os principais resultados encontrados.
RESULTADOS: Foram selecionados 10 artigos. Dentre os diversos efeitos observados, destaca-se o efeito sobre as complicações infecciosas, no qual estudos apontaram menor incidência nos grupos de pacientes submetidos a suplementação imunomoduladora, além de otimizar a oferta de nutrientes e, consequentemente, o estado nutricional.
CONCLUSÕES: A suplementação imunomoduladora parece contribuir com a redução de desfechos relacionados com complicações infecciosas.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbqv.v15n0.17848
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.