Inferências da Organização Mundial da Saúde na promoção da qualidade de vida: uma explanação contemporânea dos instrumentos WHOQOL

Bruno Pedroso, Claudia Tania Picinin, José Roberto Herrera Cantorani, Gustavo Luis Gutierrez

Resumo


OBJETIVO: O presente estudo tem como objetivo identificar os diferentes instrumentos WHOQOL existentes na literatura e também suas estruturas e propósitos.

MÉTODOS: Trata-se de um estudo exploratório de natureza bibliográfica.

RESULTADOS: Constatou-se que a partir do projeto inicial, que resultou no WHOQOL-100, um instrumento genérico, a Organização Mundial da Saúde ampliou seus objetivos e deu início a projetos para novos instrumentos, voltados para a avaliação da qualidade de vida de grupos específicos. Também estruturou uma versão abreviada do instrumento original. E o mesmo foi feito para alguns instrumentos de caráter específico.

CONCLUSÕES: O WHOQOL-100 se mostrou um instrumento muito eficaz na avaliação da qualidade de vida de forma geral. Por isso este foi composto por facetas que representam os diferentes domínios da vida. No entanto, em razão de sua estrutura genérica, não se constitui em um instrumento com grande eficácia para grupos específicos. Ciente deste fato, a Organização Mundial da Saúde desenvolveu instrumentos para alcançar eficiência na leitura da qualidade de vida de crianças, idosos, pessoas soropositivas, pessoas com deficiência e pessoas com dor crônica.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S2175-08582013000400003

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr