Caracterização de mulheres climatéricas com Diabetes Mellitus Tipo II quanto ao comportamento de autocuidado

Josiane Santos Brant Rocha, Ronilson Ferreira Freitas, Débora Ribeiro Vieira, Guilherme Veloso Gomes, Brunna Librelon Costa, Vivianne Margareth Chaves Pereira Reis

Resumo


OBJETIVO: Caracterizar mulheres climatéricas portadoras de Diabetes Mellitus (DM) Tipo II, assistidas por Unidades Básicas de Saúde de Montes Claros, quanto ao comportamento de autocuidado.

MÉTODOS: Trata-se de um estudo quantitativo, do tipo transversal, realizado com uma amostra de 96 mulheres climatéricas, entre 40 e 65 anos, que responderam formulário sociodemográfico, clínico e questionário para avaliar o autocuidado com o DM Tipo II.

RESULTADOS: Pode-se observar maior prevalência de indivíduos com idade entre 59 a 65 anos, de cor da pele parda, com renda familiar de 1 a 2 salários mínimos, não praticantes de atividade física, não fumantes e hipertensas. Em relação ao índice de massa corporal (IMC) houve prevalência do sobrepeso, e quanto à circunferência abdominal (CA), a maioria apresentou risco muito aumentado para doenças cardiovasculares e hipertensão arterial sistêmica. Quanto à avaliação de autocuidado, houve pouca aderência das mulheres para os itens 'avaliou açúcar do sangue o número de vezes que o médico recomendou', 'avaliou açúcar do sangue' e 'realizou atividades físicas' e os maiores itens de aderência foram para 'tomou os medicamentos do diabetes corretamente' e 'dieta saudável'.

CONCLUSÕES: A capacidade de autocuidado das mulheres portadoras de DM Tipo II apresentaram médias que estão acima do preconizado para um indivíduo saudável, este resultado está vinculado a fatores múltiplos, que merecem atenção dos profissionais de saúde quanto à proposição de programas de promoção de saúde no que tange a educação da população geral.

 


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S2175-08582013000400004

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr