Validação dos questionários eletrônicos IPAQ e EVF em estudantes universitários de Educação Física na modalidade à distância

Leandro Martinez Vargas, Paulo Eduardo Redkva, José Roberto Herrera Cantorani, Albino Szesz Junior, Luiz Alberto Pilatti, Gustavo Luis Gutierrez

Resumo


OBJETIVO: O objetivo do presente estudo foi analisar a concordância entre a versão impressa e a versão eletrônica de dois instrumentos: a) Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ), versão longa; b) questionário Estilo de Vida Fantástico (EVF).

MÉTODOS: Participaram do estudo 30 acadêmicos, com média de idade de 31,4 (DP=10,5), do curso de Licenciatura em Educação Física, modalidade à distância, da Universidade Estadual de Ponta Grossa. As duas aplicações dos questionários foram realizadas sob a forma autoaplicável.

RESULTADOS: Os valores do índice de Kappa do nível de atividade física e do estilo de vida foram de 0,64 e 0,72, respectivamente, indicando uma boa concordância entre as duas medidas de ambos os instrumentos.

CONCLUSÕES: Os resultados de sensibilidade e especificidade dos escores obtidos dos questionários respondidos via eletrônico foram elevados, indicando que a avaliação do nível de atividade física e do estilo de vida por essa via produz poucos casos falsos negativos e falsos positivos em estudantes universitários de Educação Física na modalidade à distância.

 

 


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S2175-08582013000400002

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr