Dança educação e qualidade de vida: limites e possibilidades

José Roberto Herrera Cantorani, Bruno Pedroso, Luiz Alberto Pilatti, Gustavo Luis Gutierrez

Resumo


OBJETIVO: O presente estudo tem como objetivo avaliar a possibilidade de inserção da dança enquanto instrumento de melhora da saúde e da qualidade de vida.

MÉTODOS: Trata-se de um estudo exploratório de natureza bibliográfica.

RESULTADOS: Constatou-se que a partir de uma forma particular de trabalho, visando um contexto e conteúdo pertinente à chamada dança educação, é possível verificar a presença de aspectos que habitualmente estão relacionados aos domínios da saúde e da qualidade de vida.

CONCLUSÕES: A dança, em uma dimensão de trabalho particular, neste caso em específico, a dança educação, oferece possibilidades de construção de relações transformadoras. Estas relações ocorrem no nível das emoções e relações com o próprio corpo e deste com o espaço e o mundo que o circunda. Os aspectos base deste contexto permitem o entendimento de que a dança educação alcança a condição de promotora de melhora da condição de vida das pessoas.

 


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S2175-08582013000300009

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr