Impacto da incontinência urinária na qualidade de vida de mulheres na menopausa
Resumo
OBJETIVO: Investigar na literatura científica os impactos da incontinência urinária na qualidade de vida (QV) envolvendo o âmbito social, emocional, psicológico, físico e sexual das mulheres na menopausa.
MÉTODOS: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com seleção nas bases de dados: PubMed, Scopus e Web of Science. Os critérios de inclusão foram artigos publicados nos últimos cinco anos (2017-2021), disponíveis na íntegra de forma gratuita, estudos que abordam o tema proposto nos idiomas inglês e português. Os critérios de exclusão foram estudos de revisão, editoriais, dissertações, teses, monografias e estudos apenas em forma de resumo.
RESULTADOS: Ao final da busca, foram selecionados 8 artigos, caracterizados quanto à amostra, instrumento de QV utilizado e resultados encontrados. Observou-se que a maior parte das pesquisas envolveu questionários qualitativos, com relevante confiabilidade, o que elucida a importância dos dados das pesquisas. Verificou-se que domínios da QV como limitações físicas, psicológicas/emocionais, sociais e sexuais estiveram associados a um desfecho negativo em mulheres na menopausa.
CONCLUSÕES: Existe a necessidade de novas abordagens voltadas para investigar mais a fundo todos os âmbitos que causam impactos negativos na vida de mulheres na menopausa.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbqv.v15n0.16274
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.