Impacto da incontinência urinária na qualidade de vida de mulheres na menopausa

Márcia Daianne da Silva Pereira, Mayanara da Silva Pereira, Gustavo Coringa de Lemos, Natanael Gomes Silva do Vale, Joelma Gomes da Silva, Jaíza Marques Medeiros e Silva

Resumo


OBJETIVO: Investigar na literatura científica os impactos da incontinência urinária na qualidade de vida (QV) envolvendo o âmbito social, emocional, psicológico, físico e sexual das mulheres na menopausa.

MÉTODOS: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com seleção nas bases de dados: PubMed, Scopus e Web of Science. Os critérios de inclusão foram artigos publicados nos últimos cinco anos (2017-2021), disponíveis na íntegra de forma gratuita, estudos que abordam o tema proposto nos idiomas inglês e português. Os critérios de exclusão foram estudos de revisão, editoriais, dissertações, teses, monografias e estudos apenas em forma de resumo.

RESULTADOS: Ao final da busca, foram selecionados 8 artigos, caracterizados quanto à amostra, instrumento de QV utilizado e resultados encontrados. Observou-se que a maior parte das pesquisas envolveu questionários qualitativos, com relevante confiabilidade, o que elucida a importância dos dados das pesquisas. Verificou-se que domínios da QV como limitações físicas, psicológicas/emocionais, sociais e sexuais estiveram associados a um desfecho negativo em mulheres na menopausa.

CONCLUSÕES: Existe a necessidade de novas abordagens voltadas para investigar mais a fundo todos os âmbitos que causam impactos negativos na vida de mulheres na menopausa.

 


Palavras-chave


Menopausa; incontinência urinária; qualidade de vida.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v15n0.16274

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr