Avaliação da percepção da qualidade de vida de jovens universitários: comparativo entre graduandos do turno diurno e noturno
Resumo
OBJETIVO: O presente estudo teve como objetivo avaliar a percepção da qualidade de vida (QV) de jovens universitários, acadêmicos das áreas de ciências humanas e da saúde, buscando verificar se há diferenças na percepção da QV entre os graduandos dos turnos diurno e noturno.
MÉTODOS: Estudo observacional, transversal e descritivo. A amostra foi constituída por 62 universitários, jovens, graduandos de ambos os turnos, subdivididos em dois grupos iguais: grupo do turno diurno e grupo do turno noturno. Para a avaliação da QV optou-se pela aplicação do questionário WHOQOL-bref, desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Para a obtenção dos resultados realizou-se a sintaxe do questionário WHOQOL-bref; o teste estatístico de Mann-Whitney foi aplicado para a comparação entre os grupos e a correlação de Spearman realizada entre os domínios do questionário inter e intragrupos.
RESULTADOS: Os domínios do WHOQOL-bref referentes à percepção da QV com escores maiores foram o domínio físico e o domínio das relações sociais, enquanto os domínios com escores menores foram o domínio psicológico e o domínio meio ambiente. As correlações foram significativas entre todos os domínios intragrupo, mas não existentes intergrupos.
CONCLUSÕES: A percepção da QV foi semelhante entre os grupos. Os resultados indicam a necessidade de atenção e melhoria, principalmente no que diz respeito aos aspectos inerentes aos domínios psicológico e ambiental.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S2175-08582013000300001
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.