Avaliação da qualidade de vida em deglutição de pacientes com câncer de cabeça e pescoço em tratamento radio/quimioterápico submetidos à fotobiomodulação laser para mucosite oral

Camilla Lima dos Santos, Raquel de Santana Oliveira Marques, Agda Santana Costa, Juliana Borges de Lima Dantas, Alena Ribeiro Alves Peixoto Medrado, Hayana Ramos Lima, Gabriela Botelho Martins, Manoela Carrera

Resumo


OBJETIVO: Avaliar a qualidade de vida em deglutição de pacientes com câncer de cabeça e pescoço em tratamento radio/quimioterápico submetidos à fotobiomodulação laser para mucosite oral.

MÉTODOS: Participaram do estudo 28 pacientes acometidos pelo câncer de cabeça e pescoço em tratamento oncológico por meio de radioterapia exclusiva ou associada à quimioterapia. Os indivíduos foram alocados aleatoriamente em dois grupos, laser on (n=19) e laser sham (n=9), sendo este último o grupo controle. A qualidade de vida em deglutição foi avaliada através do MD Anderson Dysphagia Inventory (MDADI). As análises ocorreram na 1ª, na 12ª e na 24ª sessões de radioterapia. Foram utilizados os testes t-student para comparação entre grupos e ANOVA e pós-teste de Bonferroni para as medidas com o decorrer do tempo.

RESULTADOS: Apenas o domínio físico demonstrou diferença estatisticamente significativa no grupo laser on ao longo do tempo (p=0,03); e, entre a 1ª e a 12ª sessões de radioterapia no grupo laser sham (p=0,01).

CONCLUSÕES: Embora com limitações, o estudo demonstrou que houve piora da qualidade de vida em deglutição em todos os pacientes, especialmente no domínio físico, ao longo dos períodos estudados.

Palavras-chave


Neoplasias de cabeça e pescoço; qualidade de vida; disfagia; fotobiomodulação.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v15n0.15590

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr