Qualidade de vida do portador de doença renal crônica em tratamento dialítico

Núbia Fernandes Teixeira, Maria Cristina de Moura Ferreira, Carla Denari Giuliani, Lúcio Borges de Araújo, Marcelle Aparecida de Barros Junqueira

Resumo


OBJETIVO: Avaliar a qualidade de vida das pessoas portadoras de doença renal crônica em tratamento dialítico no município de Uberlândia/MG.

MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e de abordagem quantitativa, realizada no município mineiro de Uberlândia. O público alvo foi de 176 pacientes cuja modalidade de tratamento renal substitutiva é a hemodiálise. Para a coleta de dados foi utilizada entrevista estruturada e aplicado questionário sociodemográfico e sobre qualidade de vida do paciente renal crônico – Versão Brasileira do Questionário sua Saúde e Bem-estar – doença renal e qualidade de vida (Kidney Disease and Quality of Life Short Form 1.3 – KDQOL-SF™ 1.3). Os dados sociodemográficos foram resumidos por meio de estatística descritiva. Para a operacionalização da análise, os dados do KDQOL-SF™ 1.3 foram inseridos e analisados no software KDQOL-SF™ 1.3 Scoring Program (v3.0).

RESULTADOS: Percentuais inferiores à média do instrumento KDQOL-SFTM, foram encontrados nos domínios: carga da doença renal (48,79%), status de trabalho (25,57%), função física (37,07%) e função emocional (44,89%). Os domínios com melhores resultados foram: função sexual (87,98%) e incentivo da equipe de diálise (82,17%).  

CONCLUSÕES: A qualidade de vida mostrou-se reduzida nessa população e associada negativamente à carga da doença renal, status do trabalho, função física e função emocional.


Palavras-chave


Doença renal crônica; qualidade de vida; trabalho.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v14n0.14952

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr