Comparação da qualidade de vida relacionada à saúde entre crianças nascidas prematuras e a termo

Débora Melo Mazzo, Ana Cláudia Garabeli Cavalli Kluthcovsk, Fabiana Bucholdz Teixeira Alves

Resumo


OBJETIVO: Avaliar a qualidade de vida relacionada à saúde de crianças nascidas prematuras que foram hospitalizadas na unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) de um hospital universitário utilizando o questionário TNO-AZL Preschool Quality of Life Questionnaire (TAPQOL).

MÉTODOS: Estudo epidemiológico, observacional, transversal e quantitativo, no qual a amostra foi constituída por conveniência e composta por crianças entre um e cinco anos de idade nascidas prematuras que tivessem sido hospitalizadas em UTIN e por um grupo de controle formado por crianças nascidas a termo que não necessitaram de assistência de UTIN ao nascimento. Os dados foram processados no banco de dados Excel 2010 e a análise estatística foi obtida com auxílio do programa Statistical Package for Social Science (SPSS) versão 15.0 sendo considerados significativos valores de p≤0,05.

RESULTADOS: A média de idade do grupo de crianças nascidas prematuras foi de 32,52 meses no momento da coleta de dados e de 31,7 semanas de idade gestacional ao nascimento, a média de dias de internamento em UTIN foi de 41,17 dias. Em relação aos subdomínios do TAPQOL, Interação social e Comunicação foram os únicos que apresentaram significância estatísticas entre o grupo de crianças nascidas prematuras e o grupo de controle formado por crianças nascidas a termo.

CONCLUSÕES: Com a aplicação do TAPQOL pode-se verificar que as crianças nascidas prematuras que necessitaram de internamento na UTIN não vivenciam uma baixa qualidade de vida relacionada à saúde.

Palavras-chave


Pprematuro; qualidade de vida; inquéritos; questionários.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v14n0.14821

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr