Estilo de vida e indicadores organizacionais e de produtividade em uma empresa industrial da Região Nordeste do Brasil

Regimênia Maria Braga de Carvalho, Alberto José Niituma Ogata, Kleber Barbosa Silva, Bruno Teixeira Barbosa

Resumo


OBJETIVO: O presente estudo tem por objetivo apurar a relação entre os indicadores de produtividade, com especial ênfase para o presenteísmo e fatores de risco em saúde e estilo de vida. Adicionalmente, será elaborado um instrumento de avaliação de impacto de fatores de risco em saúde e estilo de vida sobre a produtividade de trabalhadores da indústria.

MÉTODOS: O estudo consistiu de uma amostra de trabalhadores (n=423) de uma grande empresa têxtil da Região Nordeste do Brasil. A este grupo foi aplicado um questionário baseado em questões de gênero, escolaridade, fatores de risco para a saúde e estilo de vida. Em relação à prática de atividades físicas foi utilizado o instrumento International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) curto. Os fatores de risco em saúde são referidos pelos trabalhadores, sendo utilizados os parâmetros propostos pela pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL) (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2009), conduzido pelo Ministério da Saúde. A carga de trabalho foi apurada através do questionário adaptado de Qualidade de Vida Profissional (QVP), desenvolvido por Cabezas-Peña (1999).

RESULTADOS: Aproximadamente 63% dos funcionários apresentam três ou mais fatores de risco. Há uma forte relação entre o número de fatores de risco e inatividade física. Os funcionários que relataram presenteísmo são 6,5 vezes mais propensos a se ausentar do trabalho. Há uma relação estatística significativa entre os trabalhadores do sexo feminino com nível elevado de estresse e presenteísmo.

CONCLUSÕES: A promoção do estilo de vida saudável, com especial ênfase para a atividade física constitui-se numa ferramenta poderosa para a melhoria dos indicadores analisados. O presente estudo revelou que as pessoas com maior idade e com mais fatores de risco tem risco aumentado pela inatividade física.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S2175-08582013000400006

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr