Percepção da qualidade de vida de pacientes pós-cirurgia bariátrica da cidade de Petrolina, Pernambuco, Brasil

José Roberto de Andrade do Nascimento Júnior, Rayana Victoria Lopes Pitombeira, Janine Alaíde Gonçalves Lima Feitosa Moreira, Yara Lucy Fidelix, Gabriel Lucas Morais Freire

Resumo


OBJETIVO: Investigar a diferença na percepção de qualidade de vida (QV) de pacientes pós-cirurgia bariátrica de Petrolina, Pernambuco, Brasil, em razão de variáveis sociodemográficas, da prática de atividade física e do nível de atividade física.

MÉTODOS: Participaram 24 pacientes praticantes de atividade física (mulheres=18; homens=6), com média de idade 36,58±8,41 anos, praticantes de musculação (n=17) e de hidroginástica (n=7). Utilizou-se um questionário sociodemográfico, o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) e o WHOQOL-Bref. A análise dos dados foi conduzida pelos testes de Shapiro-Wilk e U de Mann-Whitney (p<0,05).

RESULTADOS: Constatou-se maior percepção de QV nos domínios psicológico (Md=75,00), relações sociais (Md=75,00), físico (Md=71,43) e meio ambiente (Md=67,18). Os homens apresentam escore superior no domínio relações sociais quando comparados às mulheres (p=0,047). Não foi encontrada diferença significativa (p>0,05) nos domínios de QV em decorrência do tempo de cirurgia, tipo de atividade praticada e nível de atividade física.

CONCLUSÕES: O sexo foi um fator interveniente na percepção de QV dos participantes, sendo que os homens se perceberam com maior QV em suas relações sociais. Já o tempo de cirurgia, tipo de atividade e nível de atividade física não foram fatores determinantes da qualidade de vida em indivíduos pós-cirurgia bariátrica. Na prática, destaca-se a importância da atividade física para a QV de pessoas pós-cirurgia bariátrica.


Palavras-chave


Cirurgia bariátrica; atividade física; qualidade de vida.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v14n0.14613

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr