Análise do comportamento de autocuidado de homens diagnosticados com Diabetes Mellitus Tipo II

Míria Rita Duarte, Julliana Andrade do Carmo, Valker Santiago Goes Filho, Maria Luiza Terra Santos, Janimar Lago Lago, Ronilson Ferreira Freitas, Vivianne Margareth Chaves Pereira Reis, Daniela Araújo Veloso Popovic, Josiane Santos Brant Rocha

Resumo


OBJETIVO: Verificar o comportamento de autocuidado em homens com Diabetes Mellitus tipo II, na cidade de Montes Claros/MG.

MÉTODOS: O presente estudo caracteriza-se por ser descritivo, do tipo corte transversal e de caráter qualitativo. A amostra foi constituída por 39 indivíduos portadores de Diabetes Mellitus tipo II, do sexo masculino, com faixa etária compreendida entre 40 e 60 anos. Trata-se de um estudo que abrangeu a avaliação sociodemográfica, antropométrica, da glicemia e do autocuidado. Como estratégia de coleta de dados foram aplicados questionários e realizados testes glicêmicos, que acompanharam a obtenção de medidas de peso, altura, circunferência da cintura e quadril.

RESULTADOS: Os resultados obtidos na avaliação clínica, o índice de massa corporal, a relação cintura-quadril, , bem como a glicemia, apresentaram médias que estão acima do preconizado em um indivíduo saudável.

CONCLUSÕES: O comportamento de autocuidado dos homens diagnosticados com Diabetes Mellitus Tipo II se encontra indesejável para atitudes indispensáveis no cuidado a esse tipo de doença, como a monitoração da glicemia e a realização de atividade física. Entretanto, quanto à alimentação e ao uso de medicamentos os resultados se mostram favoráveis.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S2175-08582013000200005

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr