Nível de atividade física, sintomas depressivos e qualidade de vida de pessoas vivendo com HIV/AIDS durante a COVID-19

Thaurus Vinicius de Oliveira Cavalcanti, Afonso Vinícius Clementino da Silva, Paulo Roberto Cavalcanti Carvalho

Resumo


OBJETIVO: Descrever sintomas depressivos, níveis de atividade física e qualidade de vida (QV) de pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA) durante a pandemia do COVID-19.

MÉTODOS: Estudo transversal, realizado com PVHA durante os meses de julho e agosto de 2020, durante a pandemia do COVID-19, na cidade do Recife. A amostra foi composta por 34 PVHA (idade=43±12 anos) para verificar nível de atividade física, sintomas depressivos e QV através dos questionários IPAQ, inventário BECK e HAT-qol, respectivamente, além de perguntas sobre dados sociodemográficos.

RESULTADOS: A maioria dos participantes foi enquadrada como fisicamente ativo (67%) e apresentou algum grau de depressão (52,9%). A presença de algum grau de depressão apresentou associação negativa com a escolaridade (p<0,01) e a renda mensal (p<0,05). O domínio de QV Preocupações com medicação obteve o maior escore (79,1±25,4; n=32) e, Preocupações financeiras, o menor (35,1±30,3). Houve correlações negativas significativas entre sintomas depressivos e oito dos nove domínios de QV avaliados. Apenas quatro participantes (11,8%) foram testados para detecção do novo coronavírus. O acesso a medicamentos da terapia antirretroviral (TARV) foi impossibilitado a cinco entrevistados (14,7%).

CONCLUSÕES: Foi demonstrado que, durante a pandemia do COVID-19, PVHA apresentaram elevado índice de depressão e baixa renda mensal. O acesso a testes para detecção do novo coronavírus por PVHA foi bastante escasso.


Palavras-chave


HIV; COVID-19; Sintomas depressivos; Atividade física; Qualidade de vida.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v13n0.14212

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr