Perfil da qualidade de vida de idosos ativos e sedentários

Flávio de Oliveira Pires, Pedro Henrique Pereira Campos Dias, Thiago Henrique Viana Couto, Henrique de Oliveira Castro

Resumo


OBJETIVO: O objetivo do presente estudo é comparar a qualidade de vida em idosos praticantes de atividades físicas regular e sedentários.

MÉTODOS: A amostra foi composta por 85 idosos, sendo 40 praticantes de atividades físicas regulares (47%) e 53 sedentários (53%). A qualidade de vida foi avaliada por meio do SF-36. Para análise dos dados utilizou-se estatística descritiva composta por freqüência, média, desvio padrão e coeficiente de variação. O teste Mann-Whitney Test foi utilizado para verificar se existiam diferenças significativas entre os grupos. A significância estabelecida foi de p≤0,05. Todos os procedimentos foram realizadosutilizando o programa estatístico SPSS para Windows® versão 17.0.

RESULTADOS: Como resultados, observou-se que o grupo de idosos praticantes de atividades físicas regulares apresentou melhores resultados nos oito domínios da qualidade de vida do teste SF-36.

CONCLUSÕES: Conclui-se que os idosos praticantes de atividades físicas regulares apresentaram uma melhora na qualidade de vida em comparação com os idosos sedentários, demonstrando a importância dos estudos e intervenções para essa população específica que cresce cada dia mais em todo o mundo.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S2175-08582013000100002

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr