Avaliação do impacto da deficiência na qualidade de vida de pessoas com deficiência visual
Resumo
OBJETIVO: Avaliar o impacto da deficiência na qualidade de vida (QV) de pessoas com deficiência visual que frequentam a Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual de Ponta Grossa (APADEVI/PG).
MÉTODOS: O instrumento WHOQOL-Dis foi aplicado, de forma assistida, em 31 pessoas cegas de uma associação de apoio ao deficiente visual no município de Ponta Grossa, Paraná. A análise dos dados foi realizada por meio de ferramenta para o cálculo dos escores e da estatística descritiva do WHOQOL-Bref disponibilizada em Pedroso et al. (2010). Para o módulo WHOQOL-Dis foi elaborada ferramenta similar, construída no Microsoft Excel, por meio da sintaxe do cálculo dos escores disponibilizada pelo grupo WHOQOL-Dis.
RESULTADOS: O domínio psicológico (68,89) apresentou o maior escore, e o menor foi do domínio meio ambiente (56,35). Quanto às facetas o maior escore foi da faceta espiritualidade/religião/crenças pessoais (78,33), e o menor foi impacto da deficiência (37,50). A faceta de autoavaliação da qualidade de vida obteve 68,75 pontos, e o domínio geral, calculado pela média entre os domínios, apresenta escore similar à faceta de autoavaliação geral da QV, com variação positiva de 5,39 pontos para a autoavaliação.
CONCLUSÕES: O impacto da deficiência apresenta-se como uma variável bastante significativa em relação à insatisfação com a QV. Neste contexto de insatisfação, os aspectos relacionados à discriminação e à inclusão também reforçam a percepção negativa dos respondentes a respeito da QV.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbqv.v14n0.13765
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.