Qualidade de vida de professores do ensino superior: avaliação de professores da área de Engenharia de Produção no Brasil
Resumo
OBJETIVO: Analisar a produção científica dos docentes que atuam em programas de pós-graduação na área de Engenharia de Produção no Brasil de 2013 a 2015.
MÉTODOS: Para tal, o instrumento WHOQOL-bref foi aplicado através da plataforma Google Drive em 130 professores que atuam in programas de pós-graduação de Engenharia de Produção.
RESULTADOS: Os resultados mostraram maior deficiência de Qualidade de Vida nas facetas Recreação e Lazer (53,08), Sentimentos Positivos (57,88) e Sono e Repouso (29,42). Os pontos de maior satisfação foram quanto a Mobilidade (83,85), Autoestima (81,73) e Ambiente do lar (80,58). Além disso, os domínios Psicológico (70,48) e Físico (70,27) foram os melhores escores. Por outro lado, Ambiente (66,18) e Relações Sociais (66,28) apresentaram as piores pontuações. Conclui-se que a carreira docente justifica alguns aspectos positivos e negativos da Qualidade de Vida da população pesquisada.
CONCLUSÕES: Verificou-se que os homens pontuaram mais alto que as mulheres, enquanto os professores com bolsa de pesquisa tiveram pontuações mais altas de qualidade de vida em comparação com os que não tinham bolsa de pesquisa. Além disso, foi possível identificar que indivíduos com 16 anos ou mais de tempo de serviço apresentaram os menores escores em quatro dos sete itens e que indivíduos com tempo de serviço entre oito a 15 anos apresentaram os maiores escores em seis dos sete itens avaliados neste estudo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF (English)DOI: 10.3895/rbqv.v13n0.13689
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