Associação do nível de atividade física com satisfação no trabalho e indicadores de saúde ocupacional

Savio Ferreira Camargo, Juliana Dantas de Araújo Santos Camargo

Resumo


OBJETIVO: Analisar a associação entre atividade física habitual e satisfação no trabalho e indicadores de saúde ocupacional de trabalhadores de um hospital universitário.

MÉTODOS: Estudo transversal com amostra aleatória estratificada de 172 trabalhadores de um hospital (37,9±10,3 anos; 73,8% mulheres). Foram utilizados dois instrumentos: um questionário socioeducacional e sobre estilo de vida para avaliar o nível de atividade física habitual (≥ 150 minutos/semana), absenteísmo, problemas de saúde e autopercepção de saúde; o Inventário de Avaliação de Qualidade de Vida no Trabalho (IA_QVT) para avaliar a satisfação no trabalho. Foram utilizados os testes Mann-Whitney e qui-quadrado para análise de associações. O nível de significância de 5% foi adotado para todas as análises.

RESULTADOS: O atingimento do valor recomendado de atividade física (150 min/sem.) se associou com maior satisfação no trabalho (p=0,009) e com baixa ocorrência de problemas de saúde (p=0,020) em comparação com trabalhadores fisicamente inativos (<150 min/sem).

CONCLUSÕES: Trabalhadores de um hospital que praticam exercícios físicos regularmente apresentam maior satisfação no trabalho e menor risco de adoecimento que aqueles que não se exercitam de forma regular.


Palavras-chave


Atividade física; satisfação no trabalho; promoção da saúde.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v14n0.13479

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr