Qualidade de vida relacionada à saúde bucal em idosos: um estudo transversal
Resumo
OBJETIVO: Esse estudo avaliou a qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB) e fatores associados em 282 idosos (≥60 anos) de Veranópolis/RS.
MÉTODOS: Exame clínico e um questionário estruturado foram aplicados. A variável dependente foi QVRSB, mensurada pelo instrumento OHIP-14. A amostra foi dividida em dois grupos: baixo impacto (aqueles que responderam nunca ou raramente em todas as questões) e alto impacto (aqueles que responderam às vezes, repetidamente ou sempre em pelo menos uma questão). Associações foram realizadas por meio da regressão de Poisson com variância robusta.
RESULTADOS: Média de OHIP-14 foi de 3,76±6,22. Indivíduos aposentados que mantiveram ou não atividade laboral apresentaram 27,6% (p=0,036) e 38,5% (p=0,026), respectivamente, menor razão de prevalência (RP) para maior impacto quando comparados com indivíduos não aposentados. Aqueles sem halitose apresentaram 27% (p=0,014) menor RP para alto impacto na QVRSB quando comparados com aqueles com halitose. Maior número de dentes presentes foi associado com menor RP de pertencer ao grupo com maior impacto na QVRSB (p=0,009).
CONCLUSÕES: Presença de maior número de dentes, ausência de halitose autorreportada e aposentadoria, com ou sem atividade laboral, foram associados com menor impacto na QVRSB.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF (English)DOI: 10.3895/rbqv.v13n0.13105
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.