Flexibilização da jornada de trabalho, produtividade e qualidade de vida no trabalho em uma organização prestadora de serviços de saúde: um estudo de caso

Renata Cristina Ferreira Soares, Daniela Cia Penoni

Resumo


OBJETIVO: Analisar o impacto da redução da jornada de trabalho na produtividade clínica e na qualidade de vida no trabalho (QVT) dos colaboradores de uma organização pública prestadora de serviços de saúde.

MÉTODOS: O índice de produtividade, a arrecadação geral e por cirurgião-dentista, o número de consultas por cirurgião-dentista, o número de pacientes novos, o prazo para marcação de consultas e o número de cirurgião-dentista no atendimento foram coletados e comparados entre os sete primeiros meses de 2017 – período sem day-off – e os mesmos meses de 2018 – período com day-off. Dados acerca da QVT foram coletados das pesquisas de clima organizacional aplicadas antes e durante a vigência do day-off. O teste t de amostras pareadas foi usado para se obter as diferenças estatísticas entre as variáveis. Os dois períodos do estudo foram pareados mês a mês. As respostas da pesquisa de clima organizacional e as relacionadas às atividades desempenhadas no day-off foram analisadas por frequência.

RESULTADOS: Os resultados mostraram que, nos meses em que a jornada de trabalho foi reduzida, houve aumento significativo nas variáveis de produtividade analisadas. Além disso, notou-se o aumento da frequência de respostas positivas na pesquisa de clima organizacional. A maioria dos profissionais relatou usar o day-off para aprimoramento técnico-profissional.

CONCLUSÕES: A redução da jornada de trabalho, com a implementação de um day-off, repercutiu positivamente na QVT e na produtividade dos trabalhadores.


Palavras-chave


Jornada de trabalho; qualidade de vida; eficiência organizacional.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v14n0.12887

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr