Estilo de vida no período de pandemia da COVID-19

Raphael Oliveira Ramos Franco Netto, Juliana de Almeida Rodrigues Franco Netto, Eliézer Guimarães Moura

Resumo


OBJETIVO: Analisar o impacto da pandemia da COVID-19 no estilo de vida na população afetada pelas regras de distanciamento social.

MÉTODOS: Trata-se de um estudo observacional e descritivo. A coleta dos dados ocorreu de forma não-probabilística, global, aleatória e voluntária através da aplicação do formulário Google Forms via internet, que foi elaborado em três idiomas com perguntas: referentes à/ao: idade, sexo, país de origem e tempo de distanciamento social; sobre a avaliação do estilo de vida; estruturadas de acordo com o questionário FANTASTIC. As análises estatísticas utilizadas foram os testes qui-quadrado, Shapiro-Wilk, teste t não-pareado, Mann-Whitney, ANOVA, Kruskal-Wallis e post-hoc de Bonferroni. Para todas as análises assumiu-se um p≤0,05.

RESULTADOS: Do total de 475 pessoas que responderam ao questionário, 65,89% (313) estavam em distanciamento social. A maioria dos voluntários encontravam-se na categoria muito bom, e os domínios atividade física, nutrição, tipo/padrão de comportamento, introspecção e trabalho/satisfação com a profissão tiveram os menores valores médios nos grupos, o que impactou negativamente na classificação das categorias.

CONCLUSÕES: A pandemia do COVID-19 tem afetado o estilo de vida da população, sendo necessárias medidas estratégicas de adoção e de conscientização nos diferentes aspectos que compõem um melhor estilo de vida, evitando assim consequências futuras negativas na saúde física e emocional da população pós-pandemia.


Palavras-chave


Estilo de vida; Pandemia; COVID-19.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v12n3.12884

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr