Sobrecarga e nível de ansiedade de cuidadores de indivíduos com transtorno mental atendidos em um centro de atenção psicossocial tipo II

Guilherme Henrique de Lima Matias

Resumo


OBJETIVO: Verificar a associação de características sociodemográficas com o nível de sobrecarga (objetiva e subjetiva) e de ansiedade de cuidadores informais de indivíduos com transtorno mental.

MÉTODOS: Estudo transversal, realizado em um centro de atenção psicossocial tipo II, de um município da Região metropolitana do Recife/PE. A. Foi aplicado o questionário Family Burden Interview Scale for Relatives of Psychiatric Patients – BR (FBIS-BR) e o Inventário de Ansiedade de Back (BAI). As análises descritivas e de efeito foram realizadas com o uso do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 22, através dos testes de frequência e de Kruskal-Wallis.

RESULTADOS: Participaram da pesquisa 13 indivíduos com média de idade de 48,9±15,8 anos. Referente ao nível de sobrecarga objetiva, os cuidadores tiveram média global de 2,45±0,6; quanto à sobrecarga subjetiva, a média global foi de 1,68±0,6. Referente ao nível de ansiedade, 53,9% dos cuidadores foram classificados com níveis moderado ou grave. Houve associação das características sociodemográficas sobre o nível de sobrecarga, foi constatado que o cuidador informal que possui oito anos de estudo possui maior sobrecarga objetiva do que cuidadores analfabetos.

CONCLUSÕES: Ser cuidador informal de um indivíduo com transtorno mental acarreta em níveis moderados a altos de ansiedade, além de níveis intermediários de sobrecarga objetiva e subjetiva. Ademais, para aqueles cuidadores que possuem oito anos de estudo, a sobrecarga objetiva é maior do que cuidadores analfabetos.


Palavras-chave


Cuidadores; Serviço de saúde mental; Transtorno mental; Ansiedade; Saúde da família.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v13n0.12416

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr