Qualidade de vida relacionada ao nível de atividade física de policiais de Juazeiro, Bahia

José Fernando Vila Nova de Moraes, José Antonio da Silva Neto, Gabriel Lucas Morais Freire, Ana Regina Leão Ibiapina Moura, José Roberto Andrade do Nascimento Junior

Resumo


OBJETIVO: Analisar a relação entre nível de atividade física (NAF) e qualidade de vida (QV) de policiais de uma companhia independente de policiamento tático de Juazeiro, Bahia.

MÉTODOS: Estudo de natureza transversal. Para a coleta de dados foram utilizados dois questionários: um relacionado à QV (WHOQOL-bref) e outro ao NAF (IPAQ). Foram realizadas medidas descritivas para caracterização da amostra. Em seguida, os participantes foram classificados de acordo com o NAF obtido pelo IPAQ. A comparação entre os grupos e os domínios da QV foi realizada por meio do teste de Kruskal-Wallis. Por fim, foi realizada a correlação de Spearman entre o gasto energético semanal (GES) (estimado pelo IPAQ) e os domínios da QV. O nível de significância adotado foi de p<0,05.

RESULTADOS: A amostra foi composta por 51 policiais (46 homens e 5 mulheres), com faixa etária de 25 a 51 anos, da Polícia Militar da Bahia. Os resultados do IPAQ demonstraram que 15,7% dos policiais encontram-se em nível baixo, 49,0% em nível moderado e 35,3% em alto NAF. Os domínios do WHOQOL-bref revelaram que os participantes consideram ter boa percepção de QV. A comparação da QV de acordo com a classificação do NAF não revelou diferenças significativas. Já a correlação de Spearman revelou associações significativas entre o GES e o domínio autoavaliação (r=0,338; p=0,015) e QV total (r=0,319; p=0,022).

CONCLUSÕES: Não houve diferença entre o NAF e a QV dos policiais investigados.


Palavras-chave


Atividade física; Qualidade de vida; Policiais.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v12n3.12062

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr