Impacto longitudinal das características clínicas, nutricionais e funcionais na percepção da qualidade de vida de crianças e de adolescentes com fibrose cística

Nelbe Nesi Santana, Christine Pereira Gonçalves, Célia Regina Moutinho de Miranda Chaves, Saint Clair dos Santos Gomes Junior

Resumo


OBJETIVO: Verificar a associação entre as características clínicas, nutricionais e funcionais e a qualidade de vida, longitudinalmente, em crianças e adolescentes com fibrose cística.

MÉTODOS: Observou-se medidas relacionadas às características demográficas (sexo e idade), clínicas (prova de função pulmonar e tipo de mutação genética), nutricionais (peso, estatura, índice de massa corporal para a idade e estatura para a idade), capacidade funcional (distância percorrida no teste de caminhada dos 6 minutos e força de preensão manual obtida na dinamometria) e de qualidade de vida através do questionário de qualidade de vida em fibrose cística. Realizou-se um modelo de regressão linear para avaliar os fatores associados com as variações percentuais dos domínios do questionário de qualidade de vida em fibrose cística comuns a todas as faixas etárias, considerando a variação percentual destes domínios no período de 2017 a 2019.

RESULTADOS: A capacidade funcional relacionou-se com os domínios físico, social, alimentação e tratamento apresentando uma relação diretamente proporcional. Além disso, a presença de colonização bacteriana influenciou negativamente o domínio respiratório.

CONCLUSÕES: As alterações nas características clínicas e funcionais associaram-se às mudanças nos domínios da qualidade de vida de crianças e de adolescentes com fibrose cística ao longo de dois anos.


Palavras-chave


Fibrose cística; Qualidade de vida; Criança; Adolescente.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v12n3.11968

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr