Prevalência de estresse e de ansiedade em uma amostra de estudantes universitários submetidos à apresentação de trabalho de conclusão de curso
Resumo
OBJETIVO: Reportar os níveis de ansiedade e de estresse em uma amostra de estudantes universitários de uma instituição privada de ensino superior previamente as suas apresentações de trabalho de conclusão de curso (TCC).
MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal, quantitativo de caráter analítico. A amostra foi composta por 76 graduandos do último período de diversos cursos de graduação, com média de idade de 22,98 (±0,22) anos e de ambos os sexos. Uma semana antes da apresentação oral dos TCCs, os seguintes instrumentos avaliativos foram aplicados: avaliação estruturada, contendo dados sociodemográficos, qualidade do sono e níveis de atividade física; Escala de Percepção de Estresse (EPS-10); versão abreviada do Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE), que avalia a ansiedade enquanto estado (IDATE-E) ou traço (IDATE-T). Os dados foram analisados no software SPSS 24.0, usando os seguintes testes: Wilcoxon, Pearson e qui-quadrado. O nível de significância adotado foi de 5%.
RESULTADOS: O escore do estresse percebido da EPS-10 foi de 24,80±6,44. Tanto na IDATE-T quanto na IDATE-S, os alunos apresentaram médias de pontuação acima de 50 (52,28±0,45 e 58,22±0,48), sendo essas médias estatisticamente diferentes. Foi observada correlação positiva moderada entre ansiedade e estresse; assim como associação significativa entre qualidade do sono e níveis de ansiedade.
CONCLUSÕES: A prevalência de estresse e de ansiedade apresentada pelos estudantes foi elevada. Esse resultado pode ter sido potencializado pela associação do fato dos alunos estarem no último ano de faculdade e a proximidade da apresentação oral do TCC.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbqv.v13n0.11782
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.