Avaliação da qualidade de vida em portadores da Doença de Parkinson

Isadora Carla Batista Chaves, Lorena Iza Penna Moura, Mônica Thais Soares Macedo, Luísa Laura Caixeta Nascimento, Magna Carolina Santos Tanajura, Maria Luisa Gonçalves Ribeiro da Cruz, Josiane Santos Brant Rocha

Resumo


OBJETIVO: Correlacionar os domínios da qualidade de vida com a percepção da qualidade de vida total de indivíduos com a Doença de Parkinson.

MÉTODOS: Estudo descritivo e observacional com indivíduos diagnosticados com a Doença de Parkinson, residentes no município de Montes Claros, MG, Brasil, e assistidos em duas clínicas da cidade. Foi utilizado um questionário abordando fatores sociodemográficos, hábitos de vida e perfil antropométrico. Ademais, foi aplicado o questionário Parkinson Disease Questionary-39 (PDQ-39) para avaliar a qualidade de vida. Posteriormente, os resultados foram classificados entre os estágios um a cinco da Escala de Estadiamento Hoen e Yahr. A análise de dados foi realizada no programa Statistical Package for the Social Sciences for Windows, versão 21.0. Para efetuar as correlações, as variáveis passaram por análise de normalidade através do teste de Shapiro-Wilk e teste de Spearman.

RESULTADOS: Participaram do estudo 22 indivíduos (12 homens e 10 mulheres) com idade média de 70,82 anos, variando entre 53 a 91 anos, e tempo de evolução da doença de 7,82±5,85, variando entre 1 e 20 anos. As piores percepções sobre a qualidade de vida estão relacionadas ao domínio Mobilidade, com média de 55,67% de comprometimento e, ao domínio Bem-estar emocional, com 47,16%. Verificou-se alta correlação entre o escore total do PDQ-39 com os domínios Mobilidade (p <0,001) e Comunicação (p<0,001).

CONCLUSÕES: Houve correlação significativa entre o comprometimento da qualidade de vida dos pacientes com diagnóstico de Doença de Parkinson analisados por meio do questionário PDQ-39, com os domínios Mobilidade, Bem-estar emocional e Comunicação.


Palavras-chave


Doença de Parkinson; Qualidade de vida; PDQ-39.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v13n0.11744

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr