Método alternativo para o cálculo dos escores e estatística descritiva do instrumento PDQ-39 para avaliação da qualidade de vida de pessoas com a doença de Parkinson

Diogo von Gaevernitz Lima, Bruno Pedroso, Mylena Aparecida Rodrigues Alves

Resumo


OBJETIVO: Construir uma ferramenta prática e acessível, utilizando o software Microsoft Excel, para a realização dos cálculos dos escores e estatística descritiva do instrumento Parkinson Disease Questionnaire -39 (PDQ-39).

MÉTODOS: O instrumento foi construído a partir dos softwares Microsoft Excel e SPSS tendo como base a ferramenta com o mesmo objetivo desenvolvida por Pedroso, Pilatti e Reis (2009), direcionada para o WHOQOL-100, e da sintaxe SPSS para o cálculo os escores do mesmo desenvolvida pelo Grupo WHOQOL (1998). A fidedignidade do presente instrumento foi testada por meio de simulações, comparando-se os resultados obtidos entre a ferramenta e a sintaxe produzidas, os quais deveriam ser coincidentes.

RESULTADOS: Comparando os resultados obtidos na ferramenta desenvolvida no Microsoft Excel com os produzidos pelo SPSS, foi verificada coincidência integral em todos os escores de cada item analisado do instrumento PDQ-39.

CONCLUSÕES: A ferramenta facilitadora para o cálculo dos escores e estatística descritiva do instrumento PDQ-39, usando um software amplamente difundido, é estatisticamente confiável e com utilização de baixa complexidade.


Palavras-chave


Qualidade de vida; Parkinson; PDQ-39.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v12n2.11714

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr