A percepção da sobrecarga subjetiva para cuidadores familiares de pacientes em cuidados paliativos oncológicos

Nathalia Brenda Diniz Soares da Conceição, Elvira Silvestre Chaves Gama

Resumo


OBJETIVO: Compreender como os cuidadores familiares de pacientes oncológicos em cuidados paliativos percebem a sobrecarga subjetiva e seus impactos no cotidiano.

MÉTODOS: O estudo é uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, tendo como método de análise de dados a análise de conteúdo, de Laurence Bardin. O local de coleta de dados foi a Clínica de Cuidados Paliativos Oncológicos do Hospital Ophir Loyola, localizado em Belém do Pará. Foram entrevistados quatro participantes maiores de 18 anos, todos cuidadores principais e familiares dos pacientes. Para a coleta de dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada. As entrevistas foram transcritas na íntegra e analisadas para a formulação das categorias temáticas relacionadas à percepção dos cuidadores familiares sobre a sobrecarga subjetiva.

RESULTADOS: Foram desenvolvidas três categorias descritivas: na primeira categoria, emergiram dificuldades de dividir os cuidados dos pacientes com outros familiares; na segunda, destacaram-se as mudanças ocorridas na vida dos cuidadores; e, na terceira, abordaram-se estratégias de enfrentamento por meio da religiosidade/espiritualidade frente à sobrecarga subjetiva e ao contexto de terminalidade.

CONCLUSÕES: A sobrecarga subjetiva aparece de forma discreta, não diretamente observável. As demandas relativas a ela podem não ser identificadas e abordadas, gerando sensação de desamparo e/ou de negligência com o sofrimento do cuidador principal. A atenção à sobrecarga subjetiva é essencial no cuidado paliativo considerando o binômio paciente-família e deve ser objeto de estudo na área.

Palavras-chave


Cuidadores; Familiares; Cuidados paliativos; Sobrecarga subjetiva.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v13n0.11636

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr