Análise da qualidade do sono e tempo de tela em adolescentes obesos

Elena Marie Peixoto Ruthes, Alice Lerias de Lima, Anna Karolyna Czaplinska Malinowski, Matheus Soares da Veiga, Patricia Ribeiro Paes Corazza, Maiara Cristina Tadiotto, Neiva Leite, Oslei de Matos

Resumo


OBJETIVO: Correlacionar as variáveis latência do sono, duração do sono e eficiência habitual do sono através do questionário Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI) e a duração do tempo de tela com a qualidade do sono.

MÉTODOS: Participaram deste estudo 24 adolescentes entre 10 e 17 anos, classificados como obesos pelo índice de massa corporal (IMC). Os dados sobre o sono foram coletados através do PSQI; e, os dados sobre o tempo de tela a partir de um questionário desenvolvido pela Equipe do laboratório de pesquisa e pós-graduação em engenharia biomédica e saúde (PEBS). Para a análise dos dados utilizou-se estatística descritiva, teste de correlação de Spearman, análise de regressão linear simples.

RESULTADOS: A média de idade dos avaliados foi de 12,7±3,47 anos, com IMC médio de 27,93 kg/m²±5,95. Observou-se que o principal componente do PSQI que afeta a qualidade do sono é a disfunção diurna (20,9%). Em relação ao questionário do tempo de tela e a qualidade do sono, constatou-se que o uso de celular após se deitar interfere em 20% nas horas dormidas.

CONCLUSÕES: Disfunção diurna, duração, latência, assim como eficiência habitual do sono são os componentes que mais influenciam na qualidade do mesmo; também verificamos que o uso de celular afeta cerca de 20% das horas de sono dos adolescentes.


Palavras-chave


Sono; Obesidade; Adolescentes; Tempo de tela.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v12n2.11052

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr