Análise da qualidade de vida no trabalho técnico-administrativo em uma instituição de ensino superior

Tulio Cremonini Entringer, André Luís Policani Freitas

Resumo


OBJETIVO: Avaliar a percepção de qualidade de vida no trabalho (QVT) de servidores que predominantemente realizam atividades administrativas e de servidores que predominantemente realizam atividades técnicas em uma instituição de ensino superior (IES).

MÉTODOS: A amostra foi composta por 277 servidores técnico-administrativos lotados em centros acadêmicos e unidades administrativas da IES, dos cargos de nível elementar ao superior, representando 51,39% da população. Para mensurar a QVT, aplicou-se o modelo híbrido (modelo de desempenho e frequência) desenvolvido por Freitas e Souza (2009) e algumas questões foram adicionadas. A análise de quartis foi usada para identificar as questões mais críticas em termos do nível da QVT.

RESULTADOS: Os servidores classificaram a QVT, em sua maioria, como regular, tanto em termos de desempenho, quanto em frequência de ocorrência de fatores na IES. Entretanto, porcentagem expressiva de servidores administrativos avaliou como ruim a QVT na IES em termos de frequência de ocorrência de fatores. Ações prioritárias para melhorar a QVT na IES devem estar focadas nas questões críticas que se concentram em três vertentes: compensação justa e adequada, oportunidades de carreira e condições do ambiente de trabalho. Normas de finanças públicas direcionadas à responsabilidade na gestão fiscal podem limitar o aprimoramento da QVT em termos de compensação justa e adequada e oportunidades de carreira nas IES públicas.

CONCLUSÕES: As questões atribuídas aos quatro níveis de prioridade são aproximadamente as mesmas, segundo a percepção de servidores técnicos e servidores administrativos, o que indica que as melhorias em termos de QVT poderão beneficiar ambas as categorias de servidores. Entretanto, é relevante empregar a metodologia para analisar a QVT em cada Centro (e possivelmente em cada setor), devido às condições particulares e específicas nos ambientes de trabalho em cada unidade administrativa.


Palavras-chave


Instituições de ensino superior públicas; Qualidade de vida no trabalho; Servidor público.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v12n2.10914

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr