Qualidade de vida do estudante do ensino médio e tabagismo
Resumo
O objetivo do estudo foi identificar o nível de Qualidade de Vida (QV) de estudantes do ensino
médio de uma escola estadual localizada na Região Sul da cidade de São Paulo e associar estes
resultados com o hábito de fumar. Tratou-se de uma pesquisa de corte transversal realizada com
com 144 estudantes do nível médio. Foi utilizado o questionário WHOQoL Abreviado para a coleta
de dados. Para análise dos resultados estabeleceu-se os seguintes parâmetros: QV ruim= de 0 a
1,500; QV intermediária= de 1,501 a 2,500; QV boa= de 2,501 a 3,000 pontos. Os resultados
demonstraram que os estudantes têm QV intermediária. O domínio Físico foi o de pior desempenho
no questionário (QV ruim - média=1,451), enquanto que o domínio de melhor desempenho foi o
Psicológico (QV intermediária – média=2,409). O grupo de fumantes teve o pior desempenho no
domínio Físico (média=0,997). Concluiu-se que o tabagismo tem associação com o domínio Físico
e influencia o nível de QV.
médio de uma escola estadual localizada na Região Sul da cidade de São Paulo e associar estes
resultados com o hábito de fumar. Tratou-se de uma pesquisa de corte transversal realizada com
com 144 estudantes do nível médio. Foi utilizado o questionário WHOQoL Abreviado para a coleta
de dados. Para análise dos resultados estabeleceu-se os seguintes parâmetros: QV ruim= de 0 a
1,500; QV intermediária= de 1,501 a 2,500; QV boa= de 2,501 a 3,000 pontos. Os resultados
demonstraram que os estudantes têm QV intermediária. O domínio Físico foi o de pior desempenho
no questionário (QV ruim - média=1,451), enquanto que o domínio de melhor desempenho foi o
Psicológico (QV intermediária – média=2,409). O grupo de fumantes teve o pior desempenho no
domínio Físico (média=0,997). Concluiu-se que o tabagismo tem associação com o domínio Físico
e influencia o nível de QV.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S2175-08582011000200002
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.