Prática de reciclagem em um centro municipal de educação infantil do município de São José dos Pinhais, Paraná
Resumo
A prática de reciclagem é um conjunto de técnicas de reaproveitamento de materiais descartados; reintroduzindo-os no ciclo produtivo. O objetivo do presente artigo foi propor a ampliação do projeto, encontrado no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e oportunizar um melhor entendimento do CMEI em relação à importância da reciclagem. Para isso, foram utilizados os seguintes métodos de pesquisa: pesquisa bibliográfica, pesquisa descritiva, estudo de campo e questionário. Como principais resultados, observou-se através de coleta de dados que as professoras do CMEI acreditam ser possível a ampliação do projeto de reciclagem. A partir disso, desenvolveu-se uma proposta de ampliação do projeto encontrado na instituição, que incluía folder explicativo, em dois tamanhos para que fossem entregues aos alunos e distribuídos pelo CMEI. Para incentivar as práticas de reciclagem dentro da escola, fez-se necessário a confecção de lixeiras de acordo com a legislação vigente. Essa proposta se dividiu em 5 etapas, que são: a conscientização dos colaboradores da escola, conscientização das professoras para a formação continuada, abordagem do tema reciclagem com os alunos, abordagem do tema com os pais dos alunos e a entrega dos materiais e das lixeiras. Concluiu-se que para que as práticas de reciclagem cheguem em casa, elas precisam começar em algum lugar. A escola pode e precisa plantar a ideia de um mundo melhor através das práticas de separação do lixo, pois daqui alguns anos as crianças que estão na escola hoje serão responsáveis por cuidar do nosso planeta.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/rbpd.v7n2.8257
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