Territorialidade e formação do servidor no contexto da metrópole

Andrea Traub, Ana Paula Myszczuk

Resumo


O presente artigo tem por objetivo apresentar os arranjos institucionais e atual cenário da Região Metropolitana de Curitiba, assim como, analisar se uma Escola Metropolitana de Administração Pública seria capaz de oportunizar ao servidor uma formação adequada e com vistas a uma atuação integrada, com visão crítica e ampla acerca dos significados de uma política pública. Para tanto, a metodologia utilizada é descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa. Sua fundamentação se deu por meio de estudo de caso e a fonte de coleta de dados, pela utilização de documentos. A Escola analisada é a mantida pelo Instituto Municipal de Administração Pública, autarquia da Prefeitura Municipal de Curitiba, por meio do Programa de Integração e Compartilhamento de Conhecimento entre Servidores Municipais de Curitiba e Região Metropolitana. Os principais resultados demonstram que a atuação de uma Escola de Administração Pública é de extrema importância, dada a abrangência metropolitana e a necessidade de integração entre os municípios da região.

Palavras-chave


Gestão do território; Formação de servidores; Escola de Administração Pública.

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DOI: 10.3895/rbpd.v6n3.5792

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