A influência do coletivismo na decisão de escolha por restaurantes da classe A: um estudo através das equações estruturais
Resumo
O objetivo geral deste estudo é determinar em que grau existe influência do coletivismo nos fatores que caracterizam a escolha de um restaurante de “classe A” em Brasília por parte do consumidor. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados web of Science e scielo, onde foram encontrados 3.385 artigos no total com as palavras-chave coletivismo e decisão do consumidor. A segunda etapa foi realizada com pesquisa descritiva de caráter quantitativo através das equações estruturais, calculando o valor de predição entre coletivismo e restaurantes de luxo. O programa estatístico utilizado foi o SmartPLS, que trabalha com análise multivariada. O instrumento foi validado (Fc = 0,783) e a análise de predição foi de 30,9%. Diante da confiabilidade do estudo e do resultado do beta (-0,626), é possível perceber que a influência do coletivismo por restaurantes da “classe A” foi negativa, sugerindo que, quanto maior a pressão coletiva, menor a resposta, traduzida em escolha dos restaurantes de luxo na cidade de Brasília, Distrito Federal. Isso se explica na literatura pelas características do público-alvo, como exclusividade.
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PDFDOI: 10.3895/rbpd.v3n2.3587
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