A interdisciplinaridade da pesquisa e da formação na área de desenvolvimento regional

Claudio Machado Maia, Lígia Margarete Mallmann

Resumo


Novas preocupações, conflitos e temas de debate em relação à problemática do desenvolvimento sustentável e meio ambiente tornou necessário novos paradigmas e conceitos, para a análise da realidade contemporânea. Há uma demanda de profissionais treinados para integrarem esses referenciais na elaboração e aplicação de estratégias de desenvolvimento, adequadas às problemáticas. Frente a estas exigências sociais de inovação intelectual, científica e pedagógica, confrontam-se verdadeiros desafios. Como traduzir as demandas da sociedade em conceitos científicos pertinentes? Que se entende por sustentabilidade, Interdisciplinaridade? Como se dá nossa relação com o mundo social, natural e cultural? Que tipos de profissionais formar no quadro das universidades e que recursos pedagógicos adotar para isso? Como avaliar a qualidade dos cursos de formação e os documentos científicos produzidos por estes profissionais? Enfim, como se dá o conhecimento? O objetivo desta reflexão é refletir o referencial teórico propondo formas de pensamento, pesquisa e de avaliação na área de desenvolvimento a partir do conceito de interdisciplinaridade e sustentabilidade por constaram na expressão da demanda social e de parte dos cursos de Desenvolvimento, nos diversos programas de pós-graduação de caráter interdisciplinar no Brasil. Incorporando a duplicidade conceitual nas práticas e reflexões. Nova realidade social e acadêmica que exige desenvolver formas de avaliação diferentes daquelas dos programas disciplinares. O artigo supõe formas de acompanhamento coerentes com as estruturas e funcionamentos de pós-graduações e graduações originados da discussão em torno destes conceitos. Logo, discute-se o papel da formação interdisciplinar na pesquisa acadêmica; compreender a formação do profissional pesquisador como alternativa para atender a demanda real de profissionais responsáveis pelas trocas entre os especialistas e pelo grau de integração real das disciplinas no interior de um mesmo projeto de pesquisa.

Palavras-chave


Interdisciplinaridade; desenvolvimento regional; interdisciplinar

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DOI: 10.3895/rbpd.v1n1.3100

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