A GESTÃO ORÇAMENTÁRIA E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS INSTITUTOS FEDERAIS DA REGIÃO SUL DO BRASIL

Pedro Antonio Bittencourt Pacheco, Leandro Rafael Pinto

Resumo


Este estudo se propôs a analisar os orçamentos dos Institutos Federais (IF) da Região Sul do Brasil comparando os recursos federais destinados ao Paraná em relação aos outros Estados desta Região. Foram coletados dados dos orçamentos anuais, disponíveis no sítio eletrônico do Senado Federal, Siga Brasil, opção Painel Cidadão, dos orçamentos executados entre os anos de 2017 a 2021. Também foram utilizados os dados da área territorial e populacional, dos Estados, extraídos das bases do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa foi desenvolvida pelo método hipotético-dedutivo, em relação aos objetivos da pesquisa possui característica descritiva, potencializando sua parte teórica através de pesquisas bibliográficas e documentais e cuja abordagem foi qualitativa. Os resultados da pesquisa evidenciaram que há uma disparidade na distribuição de recursos orçamentários federais, demonstrando que o Estado do Paraná recebe menores investimentos em relação aos demais Estados da Região Sul, com previsão de se manter percentualmente com uma tendência regular ao longo dos anos, com ampliação significativa do ponto de vista de valores nominais, ocasionando uma grande perda de oportunidades aos cidadãos paranaenses, tanto em termos de valores que circulam na economia estadual, quanto em oportunidades de ensino por habitantes e área geográfica.


Palavras-chave


Orçamento Público; Institutos Federais; Comparação Orçamentária; EPT.



DOI: 10.3895/rbpd.v14n2.18620

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