Miglioli, Jorge. Introdução ao planejamento econômico. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982

José Roberto Silva de Souza, José Raimundo Oliveira Lima

Resumo


Jorge Miglioli é Professor do Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara da UNESP e do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Além do livro supramencionado, publicou, dentre outros, Técnica Quantitativa de Planejamento, Acumulação de Capital e Demanda Definitiva e Como são feitas as greves no Brasil. Participou, juntamente com os professores Luiz Gonzaga Belluzzo e Sérgio Silva, da organização do livro O Funcionamento da Economia Capitalista: Uma introdução ao estudo da Economia.

 Esta resenha se justifica pela relevância da obra, cuja edição está esgotada: Introdução ao Planejamento Econômico integra o conjunto das significativas contribuições teóricas de Jorge Miglioli ao tema do planejamento econômico, e expressa o alinhamento coerente das diferentes publicações do autor. As reflexões e proposições deste texto são o resultado das inquietações promovidas em nosso grupo de discussões acadêmicas a partir da leitura do título em questão.

Trata-se de uma obra muito importante para entendermos, para além do conceito, a aplicação do planejamento econômico em sociedades caracterizadas como socialistas assim como em sociedades caracterizadas como capitalistas. O livro encontra-se dividido em cinco capítulos, mais a introdução, onde Miglioli se ocupa de estabelecer uma relação entre duas décadas de nossa recente história – 1960 e 1970 a partir da descrição e análise de como o planejamento econômico foi utilizado nos dois períodos. Ademais, o autor chama a atenção para as formas como as diversas correntes do pensamento econômico refletiram sobre a questão.


Palavras-chave


Planejamento; Programas; Desenvolvimento.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbpd.v13n1.15774

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr