Um contexto para elaboração de um planejamento estratégico-situacional

Hilda Maria G Silva, Marina Guimarães Nascimento, Janaína Alves Farias, Erika Moretto

Resumo


Este artigo é o resultado de um estudo de caso desenvolvido a partir da teoria de Carlos Matus, para identificar a dinâmica da composição dos agentes públicos, e suas relações no contexto de uma escola pública de Educação Básica municipal, a fim de situar as dificuldades e as potencialidades da instituição na elaboração de um Planejamento Estratégico-Situacional (PES). A primeira parte deste trabalho conta com a apresentação das principais características da instituição de ensino analisada. Na sequência, o trabalho de observação da interrelação dos agentes públicos envolvidos, bem como a análise do Plano Gestor da escola permitiram levantar quatro aspectos da instituição escolar, os quais são considerados complexos pelo nível de influência que podem exercer, no âmbito do esforço coletivo de construção de um PES. A pesquisa permitiu observar que, muitas vezes potencialidades e fraquezas se confundem, a identificação dessas potencialidades e fraquezas, bem como das oportunidades e ameaças externas é ponto de partida fundamental na construção do planejamento educacional e o diretor se configura como liderança decisiva na abertura de espaço, redução de entraves e mobilização dos agentes públicos para tal construção.


Palavras-chave


Educação básica; Educação brasileira; Planejamento educacional; Planejamento Estratégico-Situacional.

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DOI: 10.3895/rbpd.v12n3.15277

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