O design estratégico aplicado a transformação de experiências urbanas

Tais Lagranha Machado, Filipe Campelo Xavier da Costa, Fabricio Farias Tarouco

Resumo


O constante processo de transformação da sociedade aponta para novos desafios a serem enfrentados em relação aos contextos urbanos e as experiências que acontecem nestes espaços. Dentre eles, está a necessidade de um novo olhar para os espaços públicos, que precisam ser observados numa dimensão mais humana, como um território de representações sociais, construção de significados e trocas simbólicas. Soma-se a esse contexto, as influências dos novos modos de vida que requerem novos modos de projetar e agir. Nesse sentido, este estudo se propõe a explorar o design estratégico como um processo para aportar um olhar, a partir da experiência do usuário, às questões territoriais. A pesquisa abrange uma combinação de instrumentos de coleta de dados que buscam compreender as relações entre o usuário e o espaço público. Como resultado, mapeia-se os elementos que compõem a experiência do usuário na interação com o ambiente urbano, assim como sugere-se cenários experienciais ideais para o contexto estudado.

Palavras-chave


Design Estratégico; Experiência; Usuário; Espaço Público; Cenários.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbpd.v11n4%20esp.15106

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr