Uma aplicação do método de preços hedônico no mercado imobiliário em duas zonas urbanas do oeste paranaense

Diogo Lopes Cavalcante, Carlos Alberto Piacenti, Marcílio Lima de Oliveira

Resumo


Este artigo utiliza-se da Teoria dos Atributos proposta por Lancaster e do método de preço hedônico proposto por Rosen, a partir dos quais é possível analisar a importância relativa de grupo de atributos intrínsecos as residências anunciadas para venda no mercado imobiliário, em função de um bem ambiental em quatro regiões urbanas não contíguas. Para tanto, utilizou-se técnicas de estatística multivariada pelo método dos componentes principais cujos fatores extraídos permitem identificar e comparar a importância relativa de cada na formação dos preços dos imóveis. Os resultados demonstraram que as variáveis socioeconômicas, ambientais e localização, sobressaíram na elevação do preço das habitações.

Palavras-chave


Bens ambientais; Economia; Mercado imobiliário

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DOI: 10.3895/rbpd.v11n2.13827

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